Manuel ALVAREZ 
Argentina 1923 - 2013

Manuel Alvarez nasce no ano de1923 em Buenos Aires, Argentina.

No começo ele se reúne com o núcleo de pintores chamado “Agrupacao E Impulso”: Lacamera, Qinquela. Trabalham, conversam e fazem intercâmbios. 
Estuda pintura com Marcos Tiglio, Miguel Carlos Victorica e Emilio Pettoruti. 

Atribui sua rigorosa formação aos estudos cursados na Faculdade de Filosofia e Letras até o ano 1946, as cátedras de grego e latim deixam uma influência especial na sua personalidade. Assiste às aulas de Jorge Romero Brest e, nutrido pela leitura de Santo Agostinho e de Henri Bérgson, se interessa pelo tempo e a sua relação com o espaço.

Em 1952 se converte em um pintor abstrato e em 1954 ganha uma bolsa de estudos que o leva a viver dois anos em Paris. Volta da França com os ensinamentos de Pettoruti e dos três livros de Matila Ghyka (que Paul Valery considera como o que – “condensa o que há de preciso na estética”), que o acompanham por toda vida. Pettoruti lhe ensina a preparar as cores como no Renascimento, misturando verniz copal, aguarrás e óleo de linho cozido.

Cesar Jannello o convida a trabalhar na sua cátedra da Faculdade de Arquitetura. Período em que quebra com todos os padrões de sua época figurativa e começa a trabalhar dentro da forma da “sessão dourada”, em que a relação das formas dentro da mesma organiza o movimento e leitura do quadro.



Manuel ALVAREZ 
Argentina 1923 – 2013 

Manuel Alvarez was Born in 1923 in Buenos Aires, Argentina. At the outset he took part in meetings with the group of painters called Agrupación Impulso: Lacamera, Quinquela. They worked, conversed and made exchanges. He studied painting with Marcos Tiglio, Miguel Carlos Victorica and Emilio Pettoruti.

He attributes his rigorous educational background to the courses he took at the College of Philosophy and Letters up to 1946; the courses in Greek and Latin especially marked his personality. He attended classes by Jorge Romero Brest and, inspired by his reading of Saint Augustine and Henry Bergson, he became interested in time and its relation with space.

In 1952 he converted to being an abstract painter, and in 1954 he received a study grant that allowed him to live for two years in Paris. He came back from France with the teachings of Pettoruti and the three books by Matila Ghyka (who in the description of Paul Valery “condenses what is necessary in aesthetics”), which would accompany him for the rest of his life. Cesar Jannello invited him to work in his department at the College of Architecture. During that period he broke away from the patterns of his figurative phase and began to work within the form of the Golden Section, in which the relation of the forms organize the movement and the reading of the canvas.




Secuencia sobre
El Tiempo - 1
Óleo sobre tela
1978, 60x60 cm
 
Secuencia sobre
El Tiempo - 2
Óleo sobre tela
1978, 60x60 cm
 
Secuencia sobre
El Tiempo - 3
Óleo sobre tela
1978, 60x60 cm
 
Secuencia sobre
El Tiempo - 4
Óleo sobre tela
1978, 60x60 cm
 
Óleo sobre tela
ano 1954
54 x 38 cm
 
Óleo sobre tela
1956
60 x 100 cm
 

CMS Web Estúdio | Web Dinâmica | São Paulo | SP