Antônio Maluf  
São Paulo (SP), 1926 – 2005

Iniciando seus estudos em Engenharia Civil, passa, em seguida, a estudar na Escola Livre de Artes Plásticas, sob direção de Flávio Motta, tendo sido aluno de pintura de Nelson Nóbrega. Prossegue seus estudos de pintura com Waldemar da Costa e Samson Flexor.  Com Darel e Poty faz cursos de gravura no MASP passando, posteriormente, a estudar desenho industrial no Instituto de Arte Contemporânea do Museu de Arte de São Paulo. Em 1951 vence o concurso para o cartaz da I Bienal de São Paulo, da qual participa também como pintor. Nessa ocasião expõe trabalhos de tendência construtiva, linha que caracterizara sua trajetória como artista e suas atividades como designer e programador visual. Concebe murais com elementos pré-moldados em colaboração com arquitetos, em particular com Fábio Penteado, além de Lauro Costa Lima e João Baptista Vilanova Artigas: Caixa Econômica Estadual, em Bastos-SP; Edifício Cambuí na rua Maranhão, São Paulo (já destruído); Banco Noroeste, Agência de Guarulhos SP; escritório de advocacia de Alberto Brandão Muylaert, São Paulo; Edificio Brigadeiro, São Paulo. É autor ainda de mural na piscina da residência Joubert Santos, à rua Estados Unidos, São Paulo, em inícios e meados dos anos 50. No inicio da década de 60 trabalha no  projeto da cobertura da sede da Sociedade Harmonia de Tênis, também em colaboração com o arquiteto Fábio Penteado. Realiza ainda o grande painel-mural da Vila Normanda (finalizado em 1962), em colaboração com o arquiteto Lauro Costa Lima, e o mural para o Sindicato dos Motoristas, em 1973. Participa da IX assim como da X Bienal de São Paulo, da I Exposição Nacional de Arte Abstrata em Petrópolis (1953), da I Bienal de Desenho Industrial (1968), e da I Bienal de Arte Aplicada em Punta del Este, Uruguai (1965). Em 1968 expõe pinturas sobre tecidos de lã na Galeria Cosme velho, São Paulo. Participa das mostras Projeto Construtivo Brasileiro na Arte (PE – SP / MAM RJ, 1977) Tradição e Ruptura (FBSP, 1984) e Bienal Brasil Século XX (FBSP, 1994). Em 2005, ano de seu falecimento, o Museu Imperial de Petrópolis realizou uma mostra com seus trabalhos chamada de Expresso-Abstrato.



Antônio Maluf    
São Paulo (SP), 1926 – 2005

After studying civil engineering. Antonio Maluf enrolled at the Escola Livre de Artes Plasticas in São Paulo under the guidance of Flavio Motta. He then continued to take painting classes with both Waldemar da Costa and Samson Flexor. He also took some informal printing classes organized by Pietro Maria Bardi and held the Museu de Arte de São Paulo. One of Maluf´s classmates, Poty Lazaroto, would excel as an illustrator a few years later. Maluf studied industrial design at the instituto de Arte Contemporânea (within the MASP facilities). In 1951, he won a contest for designing a poster to promote the First São Paulo Biennial, in which he was also included as a painter. At that time, Maluf exhibited his works in the Construtivist trend; he would continue in this style for years to come, both in his artistic activities and in his graphic-design commissions. He worked with important architects from São Paulo (such as João Baptista Vilanova Artigas, Lauro Costa Lima, and Fábio Penteado, among others) and created glazed-tile murals for banks, attorneys´ offices, and private and public buildings. In the early 1950s, Maluf decorated the walls of a swimming pool at a residence in the Jardins district in São Paulo. In the early 1960s, with Penteado, he completed a project for the rooftop tennis court at Sociedade Harmonia in São Paulo. His most well-know achievement in this area is the huge geometric-abstract glazed-tile mural of Vila Normanda (1962), made in collaboration with Costa Lima. In the next decade, Maluf made another important mural, this time for the Drivers´ Union of São Paulo (1973). He had been included in I Exposição Nacional de Arte Abstrata [The First National Exhibition of Abstract Art], in Petropolis (Rio de Janeiro), in 1953. During 1960s, Maluf displayed some of his works abroad at the Primeira Bienal de Arte Aplicada [First Biennal of the Applied Arts] in Punta del Este (Uruguay, 1965) and at home in I Bienal de Desenho Industrial [The First Biennial of Industrial Design] (1968). He also exhibited paintings on wool canvases at the Galeria Comes Velho, in São Paulo, in 1968. Maluf took part in the 10th and 11th São Paulo biennials. Due to his involvement with the Concrete art group in São Paulo, his works were shown in Projeto Construtivo Brasileiro na Arte [The Brazilian Constructive Arte Project] (Pinacoteca do Estado de São Paulo and MAM-RJ, 1977), and in Tradição e Ruptura [Tradition and Rupture] (1984) and Bienal brasil Século XX [The 20th-century Brazil Biennial] (1994), both organized by the São Paulo Biennial Foundation. In 2005, the year of Maluf´s death, the Museu Imperial de Petrópolis (Rio de Janeiro) displayed his work in the show Expresso-abstrato [Express-Abstract].  



Guache sobre Eucatex -  1952 -  59 x 49 cm
Guache sobre eucatex
Ano 1952
59 x 49 cm.
 
 Óleo sobre madeira 
Década de 90
100 x 66 cm 
 
 Tapeçaria
Década de 60
145x100 cm
 
Sem titulo
Década de 50
Acrílica sobre Madeira
30 x 30 cm.
 

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