Hércules BARSOTTI
São Paulo (SP), 1914 - 2010

Embora tenha estudado desenho e composição de 1926 a 1933 com Enrico Vio em São Paulo, seus primeiros quadros datam do início da década de 40. Formado em Química pelo Instituto Mackenzie em 1937, trabalha nessa área até 1939. Os primeiros desenhos abstratos, caracterizados por figuras geométricas livres, aparecerão em 1950. A partir de 1954 realiza pinturas de caráter construtivo com singular economia de cores e elementos formais, mantendo, no entanto, independência com relação ao grupo concreto paulista e às suas exposições. Ainda em 1954 funda, ao lado de Wilys de Castro, o Estúdio de Projetos Gráficos, que existiu até 1967. Desde o início das Atividades do estúdio até 1957 faz ilustrações para revistas e desenvolve projetos de estamparia que seriam executados em sua própria tecelagem. Nesse mesmo ano inicia sua participação nas Bienais de São Paulo, que se repetem na V, VI e VII edições. Sua primeira individual acontece na Galeria de Arte das Folhas em São Paulo, em 1959. Durante toda a década de 50 mantém contato com artistas cariocas e, embora não assine o Manifesto Neoconcreto, acaba, em 1959, por aderir ao movimento, assim como Willys de Castro. Participa da II e III Exposição de Arte Neoconcreta realizadas, respectivamente, no MEC-RJ em 1960 e no MAM-SP em 1961. Integra a mostra Konkrete Kunst de Zurique, 1960, assim como diversas outras exposições internacionais em Viena (Brasilianische Kunst Heute, 1960), Nova York ( 17 Latin American Painters, 1966), Londres (Brazilian Art Today, Royal College of Arts, 1960) e Bruxelas (Imagem do Brasil, 1973), entre outras. Na década de 60, seu trabalho reflete uma significativa ampliação na gama de cores, aproximando-se da vertente op. Em 1962 expôe, com Willys de Castro, na Petite Galerie (Rio de Janeiro de São Paulo), voltando a expor no mesmo local no Rio de Janeiro, em 1965. Um dos primeiros membros da sociedade Brasileira de Desenho Industrial de São Paulo, atua também como desenhista de figurinos para teatro, como os executados para peça Mimodrama, encenada no Teatro de Cultura Artística em São Paulo em 1953. Obras suas são expostas nas mostras Projeto Constutivo Brasileiro na Arte (PE-SP / MAM-RJ, 1977). Tradição e Ruptura (FBSP, 1984) e Bienal Brasil Século XX (FBSP, 1994). Em 1987, por ocasião da XIX Bienal de São Paulo, participa da sala especial “Em busca da essência”. Expõe individualmente no Gabinete de Arte Raquel Arnaud em 1993 e na Galeria Sylvio Nery da Fonseca em 1996, ambas em São Paulo.



Hércules BARSOTTI 
São Paulo (SP), 1914 - 2010

Altough Hércules Barsotti had studied design and composition from 1926 to 1933 with Enrico Vio in São Paulo, his first paintings date from the early 1940s. Barsotti graduated with a degree in chemistry in 1937 from Instituto Mackenzie, and he worked as a chemist until 1939. His first abstract drawings, created with minimal strokes and geometric shapes, appeared publicly in 1950. In 1954, he created some Constructive paintings made with a unique economy of color and formal elements, however, he distanced himself from the Concrete art group started in São Paulo. In 1954, with his lifelong companion Willys de Castro, Barsotti established the Estúdio de Projetos Gráficos, which operated until 1967. Beginning in 1957, the studio designed and illustrated magazines, printing some drawings on fabric in Barsotti´s own textile mill. Also in 1957, he was included in the Third São Paulo Biennial for the first time; he would be represented in the 5th, 6th, and 7th editions. His first solo exhibition was held in 1959 at the Galeria de Arte Folhas de São Paulo. Throughout the 1950s, Barsotti kept in touch with artists from Rio de Janeiro who were linked to Constructivism. When the Neo-Concrete Manifesto was published in the SDJB on March 22, 1959, Barsotti (and de Castro) embraced the movement, although they did not sign the manifesto. Barsotti took part in the Second and Third Exposição de Arte Neoconcreta, organized by the Ministry of Education and Culture (Rio de Janeiro, 1960) and the MAM-SP (1961), respectively. In addition to the Konkrete Kunst [Concrete Art] exhibition in Zurich (1960), Barsotti was invited to participate in other shows abroad, including: Brasilianische Kunst Heute [Brazilian Art Today, 1960] in Vienna; Brazilian Art Today at the Royal College of Arts, in London (1960); Seventeen Latin American Painters in New York (1966); and Image du Brésil [Image of Brazil] in Brussels (1973). During the 1960s, his production used an increasingly broad range of colors, coming close to how colors were used in Op art. In 1962, Barsotti exhibited with de Castro at the Petite Galerie (at its branches in Rio de Janeiro and São Paulo). In São Paulo, he began his membership with the Brazilian Society of Industrial Design (SBDI) and designed costumes for experimental theater, including the play Mimodrama staged by Teatro Cultura Artística (1953). Barsotti´s outstanding production was shown in key exhibitions, including Projeto Construtivo Brasileiro na Arte [The Brazilian Constructive Art Project] (Pinacoteca do Estado de São Paulo and MAM-RJ, 1977); Tradição e Ruptura [Tradition and Rupture] (1984); and Bienal Brasil Século XX [The 20th Century Brazil Biennial] (1994; both were carried out by the São Paulo Biennial Foundation). The Nineteenth São Paulo Biennal prepared a special salon, Em busca da essência [In Search of the Essence], which included Barsotti´s optic and cnstuctive approach to the trend. In the 1990s, he had two solo exhibitions in São Paulo, at the Galeria Sylvio Nery da Fonseca (1996). To celebrate his ninetieth birthday, the MAM-SP organized a retrospective of his work in 2004. That same year, Barsotti´s black-and-white Minimalism proposals were included in the “Progression and Rupture Constellation” of exhibition Inverted Utopias:  Avant-Garde Art in Latin America, curated by  Mari Carmen Ramírez and Héctor Olea and presented at Museum of Fine Arts, Houston. 
 



Nº9
Acrílica sobre tela
ano 1999, 71x71 cm
 
Nanquim sobre papel
Déc. de 50
18x18 cm
 
Nanquim sobre papel
Déc. de 50
18x18 cm
 
Nanquim sobre
papel
1956, 33x15 cm
 

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