Hermelindo FIAMINGHI
São Paulo (SP), 1920 – 2004 

Inicia atividades nas áreas de artes gráficas, desenho e litografia em 1935, na Companhia Melhoramentos de São Paulo. Entre 1936 e 1941 estuda desenho e artes gráficas no curso do Liceu de Artes e Ofícios, do qual torna-se, posteriormente, professor de desenho. Lá conhece o professor Waldemar da Costa, com quem estuda pintura, ao lado de Lothar Charoux, Maria Leontina e Clóvis Graciano, a partir de 1942. No entanto seu primeiro quadro, uma paisagem do Ipiranga, ainda parte dos arredores de São Paulo, data de 1939. Entre 1938 e 1946 colabora com litógrafos nas principais indústrias gráficas de São Paulo e passa a dedicar-se à publicidade, a partir de 1946, na Lintas International Advertising. Afirma que chegou ao concretismo sem nenhuma formação teórica e que foi “pego em flagrante” pelos críticos que o consideram artista concreto durante a III Bienal de São Paulo. Liga-se, então, ao movimento concreto em 1955, contribuindo não  só como pintor mas também na produção gráfica dos poemas-cartazes de autoria dos poetas concretos paulistas. Integra a Exposição Nacional de Arte Concreta (MAM-SP, 1956 / MAM-RJ, 19570. Participa, em 1958 e 1959, do Ateliê Coletivo do Brás, com Waldemar Cordeiro, Féjer, Nogueira Lima e Décio Pignatari (época em que concebe a série dos “virtuais”). A convite do MAM-RJ toma parte, em 1958, da mostra de arte moderna do Brasil, exposição itinerante em países da América Latina. No ano seguinte integra a mostra de arte contemporânea organizada pelo MAM-RJ com o Ministério das Relações Exteriores, que é vista em Paris, Londres, Hamburgo, Munique, Amsterdam, Zurique, Brasiléia, Roma, Viena, Madri, Barcelona e Lisboa. Em 1960 faz parte da retrospectiva Konkrete Kunst, em Zurique. No entanto em 1959, rompera com os concretos de São Paulo em carta enviada a Waldemar Cordeiro, onde afirmava discordar do excesso de dogmatismo dos integrantes do grupo. Sua obra se concentra então em estudos doo que chamou de “retícula cor-luz” (iniciados em 1958), que o situam como iniciador da utilização do off-set como linguagem de criação artística. Entre 1958 e 1959 atua como membro do conselho-diretor do Prêmio Leirner de Arte Contemporânea, e é um dos fundadores da Associação de Artes Visuais e Galeria NT-Novas Tendências, em 1963, participando da coletiva inaugural. Esta galeria abrigará várias exposições individuais e coletivas de artistas ligados a tendências geométrico-abstrata. Em 1970 dirige o ateliê Livre de Artes Plásticas em São José dos Campos. Integra em 1977 a mostra Projeto Construtivo Brasileiro na Arte (PE-SP; MAM-RJ), assim como as exposições Tradição e Ruptura (1984) e Bienal Brasil Século XX (1994), ambas na FBSP. É homenageado com exposição retrospectiva no MAM-SP em 1980. Participa da III, IV, V, VI, XI (sala especial), XII Bienal de São Paulo. Grande retrospectiva de sua obra, Fiaminghi; Cor-Luz 1995, realiza-se em 1995 na Galeria São Paulo. 



Hermelindo FIAMINGHI 
São Paulo (SP), 1920 – 2004 

In 1935, Hermelindo Fiaminghi began his professional activities in graphic arts, drawing, and lithography at the publishing house Companhia Melhoramentos de São Paulo. From 1936 to 1941, Fiaminghi studied drawing and graphic arts at the Liceu de Artes e Ofícios, where he later served on the faculty. There he met Professor Waldemar da Costa, with whom he studied painting. Beginning in 1942 and in subsequent years, Lothar Charoux, Maria Leontina, and Clóvis Graciano, among others also attended this course. Fiaminghi´s first signed painting, dated 1939, depicted a landscape of the Ipiranga district, then located on the outskirts of São Paulo. He collaborated with chief lithographers affiliated with São Paulo graphics industry from 1938 until 1946, when he began a career at Lintas International Advertising. Fiaminghi has stated that although he lacked a specific background in the field, he became involved with Concrete art because of the response of art critics to the Third São Paulo Biennial. This influence led him, in 1955, to produce some paintings with Concrete tendencies. He also served as a graphic designer of visual poetry and posters. He took part in I Exposição Nacional de Arte Concreta [ The First National Exhibition of Concrete Art], 1956-57, in Rio and São Paulo, and became a member of Ateliê Coletivo do Brás, a workshop of painters, poets, and critics such as Waldemar Cordeiro, Kazmer Féjer, Maurício Nogueira Lima, and Décio Pignatari. At that time, Fiaminghi produced his Virtuais [Virtuals] series. Invited by the Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro en 1958, Fiaminghi took part in a show on Brazilian Modern art that traveled to venues in Latin America. That same institution, with the Brazilian Foreign Office, was responsible for another traveling show, this time on contemporary art, which went to Paris, London, Hamburg, Munich, Amsterdam, Zurich, Basel, Rome, Vienna, Madrid, Barcelona and Lisbon. Fiaminghi was among the Brazilian artists invited by Max Bill to show work in the Konkrete Kunst [Concrete Art] exhibition in Zuirch (1960). The prior year, Fiaminghi, in a letter sent to Cordeiro, had officially severed ties with the Concrete art group. The main thrust of his message was his complete disagreement with the dogmatic approach wielded by the São Paulo group. From that moment on, his production focused on what he termed “retícula de cor-luz” [colored-light mesh], and idea he had been exploring since 1958. He became one of the first to use offset printing as a means of artistic creation. Fiaminghi served as a member of the executive council that awarded the Leirner Prize of Contemporary Art (1958-59). Along with other artists, he founded the Associação de Artes Visuais and Galeria NT-Novas Tendências and took part in the inaugural group show of the Galeria in 1963. That gallery would later host several solo and group exhibitions of artists linked to trends of geometric abstraction. In 1970, Fiaminghi headed an informal workshop for the visual arts in São José dos Campos. During the next decades, his works were shown in blockbusters such as Projeto Construtivo Brasileiro na Arte [The Brazilian Constructive Art Project] (Pinacoteca do Estado de São Paulo and MAM-RJ, 1977), as well as in exhibitions Tradição e Ruptura [ Tradition and Rupture ] (1984) and Bienal Brasil Século XX [ The 20th – century Brazil Biennial] (1994), both organized by the São Paulo Biennial Foundation. Fiaminghi´s work was seen at the 3rd, 4th, 5th, and 12th São Paulo biennials, and he was included in a special salon of the 11th biennial. A major retrospective exhibition of his work took place at the Galeria São Paulo and was titled Fiaminghi: Cor-Luz 1995. In 2003, Fiaminghi´s work was included in the Coleção Sattamini at the Museu de Arte Contemporânea in Niterói, Rio de Janeiro. 



Óleo sobre madeira
Déc. de 50
50x50 cm
 
Alternado IV
Óleo sobre Tela 
1972 - 100x100 cm 
 
Virtual
Guache sobre papel
1957, 25x25 cm
 

CMS Web Estúdio | Web Dinâmica | São Paulo | SP